A vagem é um vegetal versátil, que proporciona resultados incríveis em vários pratos. Pode ser consumida quente ou frio, assado, refogada ou cozida. É bem prática de preparar, saborosa e bastante nutritiva.
Ela faz parte da família do feijão, sendo conhecida como “feijão verde”. Cultivada em praticamente em todo o mundo, está até mesmo em pratos americanos e europeus, sendo produzida em abundância em toda a Ásia e África.
Conheça as propriedades da vagem, seus benefícios e descubra como incluí-la (com criatividade!) em seu cardápio diário, só aqui no Quero Viver Bem!
Os nutrientes e as vitaminas presentes nessa leguminosa a tornam um ótimo alimento para o corpo, deixando as refeições bem mais saborosas. Em aproximadamente 1 xícara (100g) de vagem crua encontra-se:
Valor Calórico: 31 kcal; Gordura: 0,2g; Carboidratos: 7,0g; Proteína: 1,8g; Fibra alimentar: 2,7g; Sódio: < 0,1g; Água: 90,3g; Vitamina B1, B11, B2, B3, B5 e B6; Vitamina C; Vitamina E; Vitamina K; Cálcio; Cobre; Ferro; Magnésio; Manganês; Fósforo Potássio; Selênio; Zinco. Benefícios da VagemManter uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para ter uma vida boa. As leguminosas são repletas de nutrientes ótimos, que proporcionam muitos benefícios para a saúde. Confira quais são os principais obtidos com o consumo da vagem:
Fortalece o sistema imunológicoÉ sabido que a vitamina C faz com que o organismo fique mais forte, já que fortalece o sistema imunológico. Consequentemente, evita doenças comuns como gripes e resfriados.
A vagem é uma leguminosa rica em vitamina C (cerca de 12mg em uma xícara de vagem crua), além de outros antioxidantes. Isso também evita o envelhecimento precoce e os demais efeitos causados pelos radicais livres.
De uma maneira geral, essas propriedades fazem com que as células sejam renovadas.
Melhora o sistema cardiovascularQuando o corpo acumula gordura, acaba ficando mais propenso a um problema cardiovascular, como a hipertensão. No entanto, o consumo da vagem é capaz de eliminar as células de gordura, diminuindo sua quantidade no organismo.
Isso faz com que o coração funcione melhor, diminuindo os riscos de problemas e doenças cardíacas. Isso acontece porque a vagem também possui uma dose suficiente de ômega 3 e de flavonoides.
Ajuda no emagrecimentoAssim como outros alimentos naturais, a vagem é uma boa aliada na dieta. Contém poucas calorias e é rica em muitos nutrientes e em diversas vitaminas essenciais para o organismo.
Outra vantagem é o fato de ela ser uma leguminosa versátil. É possível fazê-la de várias formas, variando o cardápio. Dessa forma, será possível manter a dieta em dia.
Fortalece os músculosA vagem também é um alimento ótimo para quem quer manter os músculos definidos. Isso acontece porque ela é rica em magnésio, um mineral que atua na síntese de proteínas e consequentemente no crescimento muscular.
O magnésio tem um papel importante na construção dos músculos e também favorece as articulações. Como consequência, permite ter mais força e resistência durante os treinos, mesmo nos mais pesados.
Controla as taxas de açúcar no sangueAlguns estudos mostram que a vagem tem ação hipoglicemia. Ou seja, diminui os picos de insulina e diminui as taxas de açúcar do sangue.
Dessa forma, é um alimento bom para evitar a diabetes e também para controlar o problema durante o tratamento.
Dicas de consumoComo dito anteriormente, a vagem é um alimento bem versátil, podendo ser usada em várias receitas. Veja alguns exemplos para se inspirar:
Vagem refogada com alhoPara essa receita, você precisará de:
Vagem; Alho; Sal; Azeite; Água.A quantidade será a gosto para todos os ingredientes. Caso goste do sabor do alho, pode acrescente mais desse ingrediente.
Lave as vagens, descarte as pontas e pique em pedaços de aproximadamente 1cm. Em uma panela antiaderente, acrescente o azeite e o alho, e refogando por alguns minutos.
Acrescente a vagem picada e refogue por mais alguns instantes. Em seguida, será necessário colocar a água, o suficiente para cobrir todo o fundo da panela. Acrescente o sal a gosto. Deixe a água secar, mexendo às vezes.
Quando a água secar, verifique se a vagem está cozida. Se ainda estiver dura, acrescente novamente a mesma quantia de água. Repita esse processo até ficar macia. Sirva quente.
Vagem assadaEssa outra forma de preparado é básica e saborosa. Lave as vagens, descarte as pontas e corte cada uma em aproximadamente 3 ou 4 pedaços.
Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha as vagens já cortadas nela. Tempere com azeite, sal e alecrim ou tomilho (pode usar outra erva de preferência). Asse em forno pré-aquecido a 180º por, aproximadamente, 20 minutos, até que fique macia.
Dica: há outros alimentos que podem ser assados dessa mesma forma, como a cenoura, o repolho, a abobrinha, a berinjela, etc.
from R7 - Saúde http://bit.ly/2GHYKgv
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!