Entenda o que pode levar à morte súbita, como ocorreu com modelo  - Senhor Noticias

Senhor Noticias

Acompanhe as últimas notícias.

Últimas notícias

terça-feira

Entenda o que pode levar à morte súbita, como ocorreu com modelo 

O modelo Tales Cotta morreu neste sábado (27), após sofrer mal súbito no SPFW
O modelo Tales Cotta morreu neste sábado (27), após sofrer mal súbito no SPFW Reprodução/Instagram

A morte súbita ocorre por problemas cardíacos que podem ser de conhecimento do paciente, ou não, afirma o cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. De acordo com Sobral, a morte súbita pode ocorrer por infartos, arritmias cardíacas, malformação congênita e por hipertrofia cardíaca — inchaço do coração. Segundo o clínico geral Alfredo Salim, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a maioria das mortes súbitas ocorre com uma arritmia cardíaca seguida de uma parada do coração.

Neste sábado (27), o modelo Tales Alvarenga, 26, de nome artístico Tales Cotta, morreu após sofrer um mal súbito ao desfilar para a marca estreante Ocksa, na SPFW (São Paulo Fashion Week). Tales foi socorrido pela equipe de resgate do evento após demaiar na passarela e foi levado ao hospital Sorocabana, na Lapa, mas não resistiu. Não se sabe ainda a causa da morte. 

Leia também: Artérias podem ter idade diferente da idade biológica do paciente

O cirurgião afirma que existe uma diferença entre mal súbito e morte súbita. "O mal súbito ocorre quando a pessoa está bem e, de repente, apresenta uma tontura ou desmaia. É um sintoma agudo e sem sinais e logo a pessoa pode voltar a ficar bem ou o coração pode parar. Já a morte súbita, que também ocorre de maneira repentina, a pessoa está bem e, sem causa aparente, ela morre, seja por um infarto, ou arritmia", explica Sobral, que afirma que o mal súbito também pode ser seguido de uma morte súbita.

Salim afirma que a morte súbita entre idosos, geralmente, é ocasionada por um infarto, problemas de circulação embolia pulmonar ou AVC, e é mais comum que o paciente tenha conhecimento das doenças. Entre os jovens, o clínico afirma que a morte súbita é menos comum, mas pode ser ocasionada por malformações cardíacas e doenças congênitas, como problemas nas válvulas cardíacas.

Saiba mais: Problemas emocionais podem desencadear a hipertensão

Fatores externos, como o uso de drogas, álcool, medicamentos, cigarro, jejum prolongado e alterações na alimentação, com falta de potássio, também podem causar esse tipo de morte.

Salim afirma que, a maioria das pessoas que sofrem uma morte súbita, já teve algum sintoma, como tontura, desmaio ou falta de ar, mas não deu a devida atenção .

Veja também: Infarto na mulher pode passar despercebido. Menopausa preocupa

Ambos os médicos afirmam que a morte pode ser evitada quando a pessoa, ao ter um mal súbito e ter uma parada cardíaca, for submetida à massagem cardíaca. Sobral afirma que é necessário verificar os sinais vitais da pessoa, procurando a pulsação do paciente e, se não houver, iniciar a massagem cardíaca. O procedimento deve ser feito até que a ajuda médica chegue.

Para realizar a massagem cardíaca, o cirurgião orienta que a pessoa junte as mãos e apoie a parte mais gordinha da mão, próxima ao polegar e ao punho, no meio do osso da caixa toráxica e pressionar, com o braço bem esticado, colocando o peso do corpo para massagear. 

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Existe câncer de coração? Conheça curiosidades sobre o órgão:

 



from R7 - Notícias http://bit.ly/2PBUuD8
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!

Últimas notícias

Featured

Post Bottom Ad

o Nosso WhatsAPP:+447576613715

Pages