Da Redação
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Servidores da Secretaria do Trabalho do Distrito Federal estão aprendendo um novo canal de comunicação que busca derrubar barreiras do preconceito e visa a inclusão social. O Programa de Capacitação Contínua dos Servidores do órgão qualifica voluntários na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O objetivo é prover atendimento humanizado e eficiente aos milhares de deficientes auditivos que procuram diariamente os serviços das 17 agências espalhadas pelo Distrito Federal. A proposta é, se der certo, apresentar a iniciativa a outras secretarias.
“Qualquer iniciativa em defesa da inclusão social e socialização tem que ser vista com bons olhos”, defende o secretário da Setrab, João Pedro Ferraz. “Ao percebemos essa necessidade, alguns servidores da secretaria se voluntariaram no projeto, então nós encampamos a iniciativa e demos todo o suporte”, conta o gestor.
A primeira turma vai capacitar 16 gerentes de várias unidades das agências no DF, com programa de duração de uma semana. O plano é que mais adiante todos os atendentes passam pela capacitação onde estarão aptos a dar informações básicas, em LIBRAS, dos serviços essenciais oferecidos pelas unidades.
São demandas pontuais como emissão de documentos, direcionamento para o mercado de trabalho, informações sobre o seguro desemprego. Segundo o secretário, a meta é qualificar o maior número possível de profissionais. “Queremos que esses voluntários se tornem em multiplicadores da ação até formar um grupo que atenda todas as unidades”, destaca.
As mudanças vão além da parte pedagógica. Todas as unidades da Agência do Trabalhador DF se adaptarão também fisicamente para atender os cidadãos portadores de deficiência.
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