A Azul Linhas Aéreas será a única empresa aérea que vai continuar operando no aeroporto Santos Dumont até o fim das obras na pista principal, planejadas para serem concluídas em 21 de setembro.
Isto acontece pois, a pista auxiliar do principal aeroporto da cidade do Rio, só pode ser utilizada para pousos e decolagens por aeronaves autorizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) entre elas está um dos principais modelos de aviões utilizados pela Azul, o E-195 fabricado pela Embraer.
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TAM e GOL, as outras duas principais empresas que operam no aeroporto, não possuem em sua frota modelos de aviões autorizados para usar pista auxiliar e seus voos foram transferidos para o aeroporto internacional do Galeão, até o fim das obras no Santos Dumont. As duas companhias utilizam aeronaves da Boeing e da Airbus, respectivamente.
A Azul confirmou ao R7 que manterá suas operações utilizando aeronaves da Embraer com capacidade para 118 passageiros, realizando pousos e decolagens na pista auxiliar e "seguindo todas as exigências de segurança".
Uma destas restrições é relacionado ao peso máximo de decolagem e pouso da aeronave, que segundo especialistas pode ser ajustado, por exemplo, restringindo o transporte de cargas e ajustando o abastecimento do combustível dos aviões.
Nesta quinta-feira (29) a Azul vai realizar o primeiros dos 34 voos diários da ponte-aérea Rio-São Paulo após a companhia receber posições de pouso e decolagens, os slots, no aeroporto de Congonhas em São Paulo.
A companhia diz ainda que, com o fim das obras no Santos Dumont, em 21 de setembro, vai operar alguns voos da ponte-aérea com uma aeronave maior que as que utiliza atualmente, substituindo os Embraer E-195 por aeronaves Airbus A-320 Neo, que tem capacidade para 174 passageiros.
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