Um ensaio de discussão, também chamado de redação argumentativa, é feito quando alguém quer se posicionar em relação a algum assunto. Comece assumindo uma posição, pesquise seu tópico e esboce sua redação antes de criar a introdução e a tese. Crie um argumento coeso no corpo da sua redação e use a conclusão para resumir toda a discussão sem introduzir informações novas.
editarPassos
editarPlanejando o texto
- Analise a questão para ter certeza de que a compreendeu totalmente. Leia bem a pergunta feita pelo professor. Veja se há palavras ou frases que você não conhece e pesquise-as para compreender todo o conceito. Estabeleça qual é o ponto de discussão.[1]
- Por exemplo, talvez a pergunta seja “A imigração é, há muitos anos, um grande tópico de discussão nos Estados Unidos. Com questões como o DREAM Act e o posicionamento do Presente Donald Trump em relação às políticas de imigração, é bem provável que o assunto continue em alta. Utilizando fontes confiáveis para sustentar seu argumento, disserte sobre as políticas de imigração, explicando se elas deveriam ser mais ou menos restritivas e o porquê”.
- É possível determinar que o principal tópico são as políticas de imigração, por causa da frase “disserte sobre as políticas de imigração”.
- Se estiver com dificuldades em entender a pergunta, não tenha receio de conversar com o professor. Ele poderá ajudá-lo a entender melhor o que foi solicitado.
- Faça uma pesquisa inicial para compreender o assunto. Se você não tem muito conhecimento sobre a questão, leia mais, começando pelo seu livro da disciplina, caso contenha informações pertinentes. Senão, pesquise online, sempre conferindo se as fontes de ambos os lados da questão são confiáveis.
- Se a sua redação for baseada em uma discussão feita em aula, pergunte ao seu professor se você pode usar as anotações feitas como fonte de informação.
- Prefira sempre fontes respeitáveis de notícias, assim como sites com as extensões ".edu" e “.gov".
- Talvez seja necessário procurar mais informações sobre o DREAM Act ou as políticas do Presidente Donald Trump, por exemplo. Para essa parte, não é necessário fazer anotações muito extensas, já que é preciso apenas se familiarizar com o assunto.
- Assuma um posicionamento para começar a esboçar seu texto. Depois de analisar os dois lados da questão, decida de qual lado você está. Escreva seu posicionamento no topo da folha ou do seu editor de texto para começar a esboçar seu argumento.
- Caso tenha recebido um texto para usar de referência, confira se ele tem evidências o suficiente para sustentar seu posicionamento.
- Acrescente os pontos principais para abordar no seu esboço. Depois de assumir uma posição, pense na leitura inicial que você fez. Quais os principais argumentos que fizeram você assumir tal posicionamento? Esses são os argumentos que serão apresentados no seu texto.[2]
- Marque as ideias principais na sua página com números romanos. Enumere cada argumento com um número. Use entre três e cinco argumentos em um texto curto, de três a cinco páginas.
- Busque pesquisas para sustentar seus argumentos. Agora, é hora de se aprofundar. Vá até a biblioteca da sua região ou use o banco de dados da biblioteca da sua escola. Procure fontes confiáveis que possam sustentar o seu posicionamento.[3]
- Suas principais fontes devem ser livros físicos ou virtuais, artigos de revistas acadêmicas e sites confiáveis. Você também pode usar notícias de alta qualidade, caso se apliquem ao seu tópico.
- Tome notas que incluam citações. Faça as anotações à mão ou no seu computador. Conforme lê as fontes relevantes, anote o título do livro ou do artigo no topo da página e acrescente o número da página de onde você extraiu as informações ou citações, se houver.
- Para livros, inclua o nome do autor, da editora (se houver), o título do livro, ano de publicação, cidade onde foi publicado, a edição e o título do capítulo, caso seja uma antologia de diversos autores.
- Para um artigo, inclua o nome do autor, o título da revista acadêmica, o identificador de objeto digital (DOI), o número internacional normalizado para publicações seriadas (ISSN), a data de publicação, o volume (se aplicável), a edição (se aplicável) e os números das páginas.
- Se estiver fazendo uma pesquisa em um banco de dados, geralmente é possível salvar as informações, mas não se esqueça de incluir identificadores nas suas anotações.
- Preencha seu esboço para finalizar a etapa de planejamento do seu ensaio. Depois de fazer as anotações, adicione três ou quatro pontos embaixo de cada ideia. Preencha esses pontos com argumentos para sustentar a ideia principal, acrescentando as anotações que você fez.[4]
- Por exemplo, se um dos seus argumentos é “a imigração aumenta a diversidade”, os pontos para sustentá-lo podem ser “traz novas variedades culinárias” e “traz novas formas de arte”.
- Encontre exemplos na sua pesquisa e acrescente tópicos para preencher os argumentos.
editarEscrevendo a introdução
- Comece com um um gancho, como uma citação ou anedota, para envolver os leitores. O gancho serve para fazer com que as pessoas se interessem em ler o seu texto. Para um ensaio de discussão, você pode usar uma citação de alguma pessoa com um ponto de vista como o seu, por exemplo.[5]
- Para um exemplo de anedota, comece contando uma breve história sobre um assunto relevante ao seu tópico. Por exemplo, no assunto da imigração, diga “Quando eu tinha quatro anos de idade, meus pais me disseram que faríamos uma longa viagem. Depois de viajar em um ônibus, passamos muitas noites caminhando, com meu pai me carregando na maior parte do caminho. Um certo dia, cruzamos um rio. Aquele foi o nosso primeiro dia em um novo pais”.
- Apresente seu tópico nas suas frases de transição. Nas próximas frases, você vai seguir do seu gancho, que é abrangente, para a sua tese, que é mais específica. Conforme escreve, apresente o tópico principal da sua redação para mostrar aos leitores para onde você está indo. Exponha ambos os lados da questão de maneira neutra antes de se posicionar.[6]
- Por exemplo, você pode escrever “A imigração é um assunto que gera muitos debates. É controverso porque algumas pessoas temem que esse fenômeno possa afetar os recursos dos países para os quais as pessoas migram, porém, outras pessoas acreditam que a qualidade de vida dos imigrantes é o ponto mais importante”.
- Trabalhe em uma tese para formar seu argumento. Depois de escrever as frases de transição, acrescente informações específicas para mostrar ao leitor o que você pretende argumentar. Inclua algumas frases que ajudem o leitor a entender o que será abordado nos pontos principais.[7]
- Por exemplo, sua tese pode ser “A imigração é boa para o país, pois expande a diversidade, traz novos talentos e aumenta a perspectiva da população. É algo que deve ser estimulado, com algumas medidas básicas de segurança”.
editarEscrevendo o corpo da redação
- Limite-se a uma ideia por parágrafo. Para ajudar a definir o foco, use seu esboço para criar seus parágrafos. Para uma redação curta, um parágrafo por ideia é suficiente. Se for elaborar um texto mais longo, um parágrafo para cada tópico de cada argumento basta.[8]
- Por exemplo, se estiver elaborando um artigo de pesquisa curto, um parágrafo pode abordar o tema “A imigração aumenta a diversidade”, onde devem ser discutidos todos os tópicos relacionados a ele.
- Caso queira se aprofundar, crie uma seção sobre diversidade e use um parágrafo para cobrir o assunto “traz novas culinárias”, outro para “traz novas formas de arte” e assim por diante.
- Reconheça o outro lado da questão. A melhor forma de apresentar seu argumento é discutir o outro lado da questão e como ele se contrapõe com a sua posição. Explique a perspectiva oposta usando uma contra-argumentação e, em seguida, escreva porque sua posição é melhor. Você pode determinar a quantidade de tempo e espaço que deseja dedicar ao outro lado — pode ser uma frase ou um parágrafo inteiro.[9]
- Tente não cair na “falácia do espantalho”, onde você não dá ao outro lado uma chance justa. É importante saber sustentar sua posição sem distorcer a perspectiva contrária.
- Mantenha seu argumento em mente enquanto escreve. Cada ideia principal deve estar conectada à próxima, para que ao fim você tenha um argumento coeso que o leitor possa acompanhar. Acrescentar transições entre as seções pode ajudar os leitores a entenderem a ideia geral.[10]
- Por exemplo, talvez você queira fazer uma transição entre uma seção sobre aumentar a diversidade para uma outra, que fala sobre trazer novos talentos. Escreva uma frase como “Aumentar a diversidade no nosso país não expande somente a culinária e as artes, mas também traz uma mão de obra que tem perspectivas novas para os nossos problemas recorrentes no ambiente de trabalho”.
- Sustente suas ideias com pesquisas. Use suas anotações para sustentar as ideias e cite as fontes conforme escreve. Não é preciso citar todas as frases, mas é importante mencionar a fonte dos trechos cujas ideias principais vieram de outras fontes.[11]
- Você pode parafrasear outras ideias ou usar citações diretas, mas use citações somente se o autor disse algo único. Senão, use suas próprias palavras.
- Comece os parágrafos com uma citação de uma fonte relevante. Em seguida, explique ou forneça comentários sobre a citação e mostre como ela sustenta a sua posição.
- Também é possível usar estatísticas para sustentar a sua pesquisa. Por exemplo, se um dos seus argumentos é que a imigração não aumenta a criminalidade, use estatísticas para sustentar essa informação.
editarConcluindo a sua redação
- Sintetize a informação da sua redação. A conclusão deve indicar tudo o que foi dito na redação como um todo, para que o leitor absorva seus argumentos. Ajude o leitor a enxergar como cada questão feita estabelece o seu posicionamento e pode comprová-lo.[12]
- Por exemplo, escreva “Um país verdadeiramente bom é aquele que celebra as diferenças e é capaz de aceitar novas perspectivas. Embora a imigração tenha efeitos negativos em um país, no geral, permitir a entrada de pessoas de outros países ajuda a proliferar novas ideias e faz com que o país seja um local melhor e mais interessante para viver. Em vez de serem um fardo para a sociedade, os imigrantes se sentem motivados para trabalhar e nossos cidadãos podem se beneficiar muito ao ouvir seus pontos de vista”.
- Evite refazer a sua introdução. Muitos estudantes têm o hábito de pegar a introdução e reescrevê-la na conclusão. No entanto, a conclusão deve ter mais informações do que isso. Ela deve ser capaz de resumir a importância da questão para o leitor e os motivos pelos quais você acha que o seu posicionamento é o mais correto.[13]
- Leia seu texto para revisá-lo e verificar a fluidez. Depois de finalizar seu rascunho inicial, analise seu ensaio com cuidado. Leia-o uma vez para ver se faz sentido. As ideias estão fluindo entre si com naturalidade? Caso contrário, acrescente transições, reescreva quaisquer seções que não estejam claras.[14]
- Depois de verificar a fluidez, confira os erros gramaticais e ortográficos. Pode ser útil ler o texto em voz alta, já que obriga você a diminuir o ritmo e a ler palavra por palavra.
editarAvisos
- Lembre-se de que você não pode pesquisar para sempre. Frequentemente, a pesquisa absorve tanto as pessoas que o prazo perde a importância. Separe alguns dias só para elaborar seu ensaio de discussão.
editarFontes e Citações
Erro de citação <ref>
tags exist, but no <references/>
tag was found
- $2
from Artigo do Dia http://bit.ly/2VjyiiS
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!