1 | Seu fizer um blog todos vão ler?
É o mesmo que você abrir uma loja, dentro de uma galeria enorme e não colocar letreiro, não enviar emails, não divulgar... Por melhor que seja seu produto, ninguém sabe que ele está ali, então como irão visitar você? O mesmo vale para seu blog. Ache seus leitores/clientes onde eles estão e mostre seu letreiro! Use os meios de comunicação que estão disponíveis para você (Instagram. Facebook, Twitter, Pinterest, youtube...) e não deixe ninguém de fora. Esse é um dos poucos casos onde o mais é mais.
2 | Não fazer mailing desde o primeiro dia!
2 | Não fazer mailing desde o primeiro dia!
Tudo bem, o seu visitante foi na sua página e adorou seu conteúdo. Como fazer para ele voltar? São tantos blogs, sites, postagens que temos no dia a dia que fica difícil lembrar o conteúdo de quem gostamos para voltar lá de novo.
Eu sei, eu sei, as mídias sociais fazem esse papel. Mas e se o algorítimo do Instagram mudar como mudou o do Facebook? E se aparecer uma nova mídia social transformando tudo que vê pela frente e o Instagram acabar (como foi o caso do Orkut há alguns anos) ? Como dizem os americanos you should not leave all your eggs in just one basket (você não deve deixar todos os seus ovos numa única cesta). Porque se essa cesta cair no chão, você ficará com nada.
Por mais que todos pensem que o email está acabando, ele não está. É extremamente importante começar a fazer o seu mailing list hoje. Você até pode começar a escrever seu blog sobre viagens ou sobre alimentação saudável, mas, e se o seu blog crescer?
E se você resolver criar uma linha de alimentos saudáveis e quiser vender para quem te segue? E se você quiser disponibilizar um curso online? E se quiser divulgar um produto novo para seu público?
Como irá divulgar para seus fieis seguidores de uma maneira direta?
Já falei aqui que as mídias sociais são para divulgação, não devem ser usadas como única fonte de explicação do seu serviço ou do seu produto. Para isso você deve enviar um email, personalizado para seus público alvo criando uma comunidade fiel e ávida a comprar o que você divulgar.
Lembre-se: o seu mailing list é seu. O mundo pode acabar, o Facebook pode mudar, o Instagram pode implodir e ainda assim você terá acesso aos seus seguidores.
3 | Blogs sem fotos ou com fotos ruins
Peloamor! Não tem nada pior que uma pessoa divulgar um produto feito de maneira amadora (falei sobre isso aqui). Você sempre pode contratar um fotógrafo (pelo menos para as fotos institucionais), ou pagar um membership de alguns bancos de imagem (algo em torno de 25 USD/mês) ou ainda usar bancos de imagem de graça disponíveis na web.
4 | Usar um design sem qualidade ou com pouca legibilidade
Tudo bem, eu sou super suspeita para falar isso, mas o que leva uma pessoa a escolher fundos estampados ou cores fortes para seu blog. A maioria dos blogs de graça (blogger, por exemplo) vc pode customizar cabeçalho, fundo, fonte, cores etc. Por favor, keep it simple (mantenham simples).
Não tem nada pior que falta de legibilidade e design ruim para um blog ou site. Ainda mais se você tem alguma intensão de ganhar dinheiro com isso. Se a sua imagem é ruim, o que faz você pensar que alguém vai querer comprar algo de você?
Se você está pensando em fazer um blog ou um site profissional para ter rendimentos com ele, eu posso te ajudar.
5 | Não ter frequência de postagens
Você escreve hoje um post perfeito: fotos lindas, texto brilhante, chamadas para ações etc. Como retorno, recebe vários comentários, emails, likes e você adora. Aí se passam semanas até que você escreva de novo. Depois você viaja e esqueceu de postar outra vez. Quando se preparava para escrever, pega uma gripe e não tem forças para nada. Assim fica difícil conquistar sua comunidade...
É importante ter constância nas suas publicações. É melhor escrever um post ótimo por semana do que qualquer coisa todo dia. Mas você precisa de rítmo."(https://www.almassdesign.com/blog/10-erros-que-voce-nao-pode-cometer-no-seu-blog).
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