O novo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, afirmou nesta segunda-feira (20) que a prioridade de seu governo é conseguir o cessar-fogo na região de Donbass, no leste do país, e que, para isso, está disposto a tomar "decisões complexas".
"Nossa prioridade é conseguir o cessar-fogo em Donbass", disse Zelenski no discurso de posse durante cerimônia solene no parlamento do país.
"Posso garantir que estou disposto a tudo para que nossos heróis não sigam morrendo. Não tenho medo de tomar decisões complexas. Estou disposto a perder minha popularidade e, se for necessário, o meu cargo para que a paz seja estabelecida", afirmou Zelenski.
Além disso, o novo presidente enfatizou que esse objetivo deve ser alcançado "sem a perda de territórios".
"Nós não iniciamos esta guerra, mas nós temos que encerrá-la. Estamos dispostos ao diálogo e estou convencido de que o primeiro passo para o início desse diálogo será o retorno de todos os prisioneiros ucranianos", acrescentou Zelenski.
O novo chefe de Estado ressaltou que a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e a região de Donbass, cenário de um conflito armado que começou também naquele ano e já deixou mais de 10 mil mortos, são territórios ucranianos.
Zelenski acrescentou que não parece certo falar em recuperação de territórios perdidos, porque "não se pode perder o que lhe pertence por direito".
Depois, o chefe de Estado falou em idioma russo para fazer um apelo a fim de recuperar o apoio da população russófona de Donbass.
Nesse momento, o deputado nacionalista Oleh Lyashko interrompeu o presidente por falar em russo.
Zelenski, por sua vez, retrucou ao afirmar que os habitantes do país "são todos ucranianos", sejam eles falantes de russo ou ucraniano.
from R7 - Notícias http://bit.ly/2VCOsn0
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!