A pastilha de freio é um dos componentes responsáveis por reduzirem a velocidade de um veículo em movimento. Além de comprometer e danificar todo o sistema de freio, o desgaste natural dessas peças pode provocar acidentes graves. Felizmente, é possível determinar a necessidade de manutenção e substituição dos conjuntos com um diagnóstico rápido e prático.[1] Para entender melhor sobre o processo, basta seguir as instruções e dicas apresentadas no decorrer deste artigo.
editarPassos
editarIdentificando sinais de desgaste
- Identifique possíveis ruídos. As pastilhas de freio danificadas ou desgastadas, normalmente, emitem sons agudos durante uma frenagem. Sendo assim, fique atento quando precisar acionar o freio do veículo por algum motivo.[2]
- Considere remover as rodas para conseguir avaliar os componentes com mais precisão.
- Avalie a sensibilidade do freio. A necessidade de pressionar o pedal com mais força, por exemplo, pode estar relacionada com o desgaste das pastilhas.[3]
- Observe se o pedal fica vibrando. A trepidação do freio pode ser resultado de problemas no sistema de frenagem ou suspensão. Nesse caso, solicite a avaliação de um profissional especializado.[4]
- Verifique o alinhamento das rodas. Ao acionar o freio, observe se o volante do automóvel tende a “puxar” para direita ou esquerda. Em caso afirmativo, avalie a condição dos pneus dianteiros a fim de determinar se o problema está sendo causado pelo desgaste das pastilhas.[5]
- Contrate um mecânico para inspecionar os freios traseiros. Alguns modelos de veículos são fabricados com as chamadas “sapatas de freio”, ao invés das pastilhas convencionais. Esses anéis cilíndricos ficam posicionados nos discos das rodas e também são responsáveis por reduzir a velocidade. Entretanto, a manutenção requer mão de obra especializada em virtude de algumas especificações.[6]
- O exterior da peça, geralmente fabricado com metal, deve ter a mesma espessura em ambos os lados das rodas.
- As “sapatas” têm maior durabilidade do que as pastilhas, mas devem ser substituídas a cada 50.000 km rodados.
editarAvaliando a espessura das pastilhas com um canudo
- Localize os freios dianteiros do automóvel. Os componentes em questão ficam posicionados nos discos (peças redondas de metal onde os pneus são encaixados). Lembre-se de que alguns modelos possuem “sapatas de freio”, em vez de pastilhas.[7]
- Encontre a pinça de freio. A peça, geralmente, fica presa na lateral dos discos de cada roda. Ao observar o interior da pinça, será possível visualizar as pastilhas de freio (fabricadas em resina, fibra sintética e partículas metálicas), responsáveis por criar o atrito necessário para reduzir a velocidade do veículo.
- Embora esse método seja eficaz, as rodas precisam ser removidas para que você consiga averiguar o estado das peças de maneira adequada.
- Antes de localizar os componentes, deixe o motor esfriar por algumas horas.
- Coloque um canudo entre a pinça de freio e o disco. Nesse momento, tente inserir o utensílio até alcançar a superfície do componente.[8]
- Providencie um compasso de calibre. A ferramenta em questão é usada para determinar o tamanho de diferentes tipos de objetos tridimensionais. Sendo assim, coloque as extremidades do compasso na circunferência do canudo para medir a espessura das pastilhas de freio.
- É possível encontrar vários modelos em lojas especializadas em artigos para desenho.
- Indique o ponto de encontro entre a pinça de freio e o disco. Use um marcador para riscar a superfície do canudo. Em seguida, meça o diâmetro das pastilhas com uma fita métrica, se não tiver um compasso de calibre disponível.[9]
- Subtraia o valor obtido pela espessura da placa de apoio das pastilhas (aproximadamente 5 mm). Cada componente do freio deve ter pelo menos 1/3 da espessura original (8,5 mm) da resina e das partículas metálicas que o compõe.[10]
- Troque as pastilhas do freio. Geralmente, um exemplar novo possui aproximadamente 13 mm de espessura. Isso significa que os componentes com menos de 3 mm devem ser substituídos imediatamente para não comprometer o sistema de frenagem.[11]
editarRetirando as rodas para verificar as peças
- Suspenda o veículo. Encontre o ponto de apoio e, em seguida, posicione um macaco no local apropriado. Lembre-se de que você deve suspender a roda que deseja examinar.[12]
- Em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário ou peça a ajuda de um profissional.
- Tire a roda do carro. Primeiro, gire os parafusos no sentido anti-horário com uma chave de roda. Depois, remova o disco do freio posicionado no cubo. Nesse momento, será possível visualizar a pinça e as pastilhas.[13]
- O pneu também pode ser retirado com uma chave pneumática.
- Localize as pastilhas do freio. Conforme mencionado anteriormente, as peças ficam posicionadas entre o disco e a pinça do freio. Em outras palavras, você conseguirá avaliar o estado de conservação do conjunto com mais facilidade, depois de remover o pneu.[14]
- Meça a espessura das peças. Normalmente, as pastilhas do freio ficam posicionadas em um local estreito e de difícil acesso. Sendo assim, use um compasso de calibre ou ferramenta similar para medir o diâmetro do conjunto de forma precisa e, em seguida, anote os valores obtidos em uma folha de papel.[15]
- Substitua os componentes. As pastilhas instaladas no automóvel devem ter pelo menos 8,5 mm de espessura. Se o diâmetro obtido for inferior, procure um mecânico imediatamente para evitar acidentes e impedir que o sistema seja danificado.[16]
editarMateriais Necessários
- Canudo.
- Compasso de calibre (opcional).
- Marcador de texto.
- Fita métrica.
- Macaco.
editarReferências
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