O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se reunirá no domingo (31), em Roma, com o mandatário turco, Recep Tayyip Erdogan, com o objetivo de evitar futuras crises diplomáticas, como quando Ancara recentemente esteve perto de expulsar dez embaixadores ocidentais, incluindo americanos, entre outras questões, informou à imprensa um funcionário do alto escalão do governo dos EUA, que pediu anonimato.
Erdogan voltou atrás na semana passada com a expulsão dos embaixadores da Alemanha, Dinamarca, França, Finlândia, Holanda, Suécia, Noruega, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, que haviam solicitado em carta a libertação do empresário e ativista turco Osman Kavala, que está sob custódia há quatro anos.
Os diplomatas criticaram os contínuos atrasos no julgamento do ativista, que "lançaram uma sombra sobre o sistema judiciário turco", e lembraram que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos já ordenou sua libertação, o que não ocorreu.
Erdogan considerou essas frases uma tentativa inaceitável de "dar lições" à Turquia e, no último dia 23, anunciou que havia "instruído o Ministério das Relações Exteriores" a declarar o mais rápido possível persona non grata os dez embaixadores, uma medida formal que implica na expulsão de um diplomata.
Sobre essa situação, o funcionário americano disse que Biden dirá a Erdogan que os dois países precisam encontrar "uma maneira de evitar crises como essa no futuro".
"Uma ação precipitada não beneficiará a parceria e aliança entre os Estados Unidos e a Turquia", disse a fonte.
Além disso, ele ressaltou que se Erdogan tivesse cumprido sua ameaça de expulsar os diplomatas, a reunião de amanhã certamente não aconteceria.
Nessa reunião, Biden e Erdogan também discutirão os interesses da Síria, Líbia e Turquia em vários sistemas de defesa e aeronaves fabricados nos Estados Unidos.
Por outro lado, o mesmo funcionário anunciou que Biden se encontrou hoje com a chanceler alemã Angela Merkel e seu vice-chanceler, Olaf Scholz, candidato social-democrata à chancelaria daquele país, como uma transição para a próxima mudança de poder na Alemanha.
A cúpula começou hoje com uma sessão dedicada à economia e saúde globais e terminará amanhã com uma entrevista coletiva do primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, que resumirá os acordos alcançados em questões como tributação, pandemia, recuperação econômica e mudança climática.
from R7 - Notícias http://noticias.r7.com/internacional/biden-se-encontrara-com-erdogan-para-evitar-crises-diplomaticas-30102021
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!