Lançada há um ano, a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completa um ano de funcionamento neste domingo (31). Com apenas três estações, a linha é utilizada por 107 mil passageiros diários a menos do que a expectativa inicial e possui serviço que liga o centro de São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos, em 30 minutos, que foi ampliado.
A partir desta terça-feira (2), o número de viagens entre as estações Aeroporto-Guarulhos e Brás, do serviço Connect, passará para de 12 para 21 partidas nos dois sentidos, nos seguintes horários: 5h40, 6h20, 7h, 7h40, 8h20, 17h20, 18h, 18h40, 19h20, 20h e 0h. No sentido Brás-Aeroporto, os trens partem às 5h45, 6h25, 7h05, 7h45, 8h25, 17h25, 18h05, 18h45, 19h25 e 20h05.
Leia mais: Alckmin entrega trem SP-Aeroporto de Guarulhos e diz: atraso é mentira
Apesar de anunciar a ampliação de horários dos serviços, o gerente de comunicação da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, não soube dizer quando a companhia irá anunciar novas estações.
Desde sua criação, a estatal construiu apenas a linha 13-Jade. As demais linhas foram herdadas de companhias estatais, as quais já não tem funcionamento atualmente. “É um processo longo. Por exemplo, eu preciso fazer um pátio de manobra e mudança de via para que eu consiga operacionalizar o trecho. Se eu tiver essa mudança entre a estação A e B, essa B tem que ser operacional, pelo menos, para operar o trecho”, argumentou à reportagem do R7.
Quando a linha foi lançada, em março do ano passado, a expectativa da companhia era de que 120 mil pessoas a utilizassem diariamente. No entanto, um ano depois, a média de passageiros por dia é de 13 mil — uma diferença de 107 mil usuários. Questionado sobre a drástica diminuição, Carvalho reafirma que a previsão ainda é essa. “Quando foi feito esse levantamento, previa uma integração com ônibus da região (de Guarulhos), além de o fato de que nos próximos meses devemos praticar uma redução de intervalo entre as viagens, o que irá provocar uma maior atratividade para os passageiros”, justifica. “Então, a expectativa se mantém com esse número. Evidentemente que foi dimensionada dentro de um modelo, e estamos produzindo esse modelo.”
Criado para facilitar o caminho dos usuários que iam ao Aeroporto ou chegavam dele, o Connect acabou servindo aos habitantes de Guarulhos que trabalham na capital paulista, como o caso de Regiane Vasconcelos, de 34 anos. A assistente de vendas vai diariamente da cidade na Grande São Paulo até a Lapa, na zona oeste paulistana. Sem o serviço, tem de passar por quatro linhas da CPTM em um trajeto que leva 2h30; com ele, 1h30.
A oferta de horários, no entanto, não a ajudava. Assim, Regiane fez um abaixo-assinado online para pedir à CPTM que ampliasse o número de viagens do serviço.
“É uma linha (Connect) que não atende o trabalhador. Nos horários de pico, não funciona. Dificulta o acesso aos usuários que trabalham em São Paulo”, comentou ela com a reportagem, antes das ampliações serem confirmadas. Até a publicação deste texto, o abaixo-assinado contava com 2.700 assinaturas. Ao saber da ampliação, Regiane celebrou: “Agora vou ter mais opções de horários. Para mim, será muito bom. Espero que dê certo”.
Veja também: Trem para aeroporto vira 'atalho' para morador da zona leste de SP
Funcionária há dois meses do Hospital Sírio Libanês, Maria Joedila, de 40 anos, presenciou o deslocamento de sua casa, em Guarulhos, até o centro expandido da capital paulista, se tornar rápido e prático com a chegada da linha 13-Jade. “Antes eu utilizava ônibus, e demorava mais de uma hora. Hoje eu chego até o meu trabalho em torno de 40 minutos. Já é um avanço, né?”, diz. Ela realiza a viagem com a colega de trabalho e também moradora de Guarulhos Maria Isabel de Oliveira, 27. Para ela, a nova operação da companhia sobre os trilhos trouxe melhora para a população no geral. “Não só para o trabalho, podemos pegar o trem para outras atividades também”.
Serviço Express e Connect
O serviço Airport Express liga a estação da Luz, no centro de São Paulo, ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, começou a operar no dia 16 de outubro de 2018. O usuário, mediante o pagamento de taxa de R$ 8,60, vai de um ponto ao outro em 30 minutos.
O pagamento do serviço é feito apenas em dinheiro – o sistema não suporta os cartões de Bilhete Único nem o BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano). Na ocasião do lançamento, o então secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, justificou a falta de “tempo hábil” para resolver o problema. No entanto, nesta sexta, o gerente de comunicação da CPTM disse que o serviço é diferenciado e, por essa razão, não há previsão de ser pago senão em dinheiro.
Confira: Trilhos voltam a Guarulhos 53 anos depois do 'Trem das Onze'
Na última quinta-feira (28), o gerente administrativo Ioma Maia utilizou o serviço pela primeira vez. Ele estava na capital paulista para atender uma empresa e, para chegar ao Aeroporto de Guarulhos, de onde se deslocaria com destino a Fortaleza, usufruiu do Connect. “Um amigo havia me contado e aí resolvi experimentar. Existem diversas placas apontando a direção, o preço é razoável e chega com rapidez”, avalia Maia.
O serviço, que liga os usuários para o maior aeroporto da América do Sul, não apresenta áudios em inglês. O estrangeiro que desembarcar no país irá ouvir apenas em português os caminhos e destinos daquele trem. “A companhia comprou uma frota de trens que contém esse dispositivo, e enquanto os trens não chegam, estamos providenciando uma adaptação para emitir os avisos em inglês”, argumentou Carvalho.
O outro serviço da companhia, que também trafega sobre trilhos da linha 13-Jade, é o Connect. São viagens entre as estações Brás e Aeroporto, sem a necessidade de fazer transferência na estação Engenheiro Goulart, e foi lançado no dia 3 de outubro de 2018. Por sua vez, o tempo de percurso é de 35 minutos com parada para embarque e desembarque nas estações ao longo do caminho, e possui tarifa de R$ 4,30, podendo ser pago com Bilhete Único e BOM.
from R7 - Notícias https://ift.tt/2HP3rrG
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!