Existem algumas pessoas que possuem uma dificuldade maior em ganhar massa muscular, quando comparadas a outras que em poucas semanas já conseguem modificar as medidas corporais. No entanto, para quem não sabe, isso esta relacionado à genética, sistema muscular, metabolismo energético de cada pessoa e claro, ao biotipo corporal.
O biotipo possui grande influência genética e a pessoa deve sempre levar em consideração o esporte que deseja praticar, suas relações com a dieta, metabolismo e desempenho físico. Ainda, a avaliação cardiopulmonar possui um aspecto importantíssimo na determinação do predomínio do metabolismo e sistema muscular do indivíduo, pois pode ser uma metodologia eficaz na prescrição do treinamento físico de acordo com o biotipo corporal.
No ano de 1940, o americano William Sheldom classificou o biotipo em três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo, nas quais são: endomorfia, mesomorfia e ectomorfia.
Conhecer o biotipo pode ajudar a ter resultados mais satisfatórios no treino, porque cada um exige uma dieta e foco distintos. Por conta disso, vamos explicar neste conteúdo o biotipo e suas características.
Biotipo e suas principais características
Essas imagens mostram claramente os três biotipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. O trio define as estruturas corporais, seja em relação ao acúmulo de gordura, como também no tamanho dos ossos.
Desta forma, para melhor entender os biotipos vamos explicar cada um e dar dicas de treinamento.
CARACTERÍSTICAS DOS ECTOMORFOS
São naturalmente magros, com baixo percentual de gordura. Possuem dificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possuem uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.
ECTOMORFO
As pessoas que se encaixam neste biotipo possuem uma estrutura óssea pequena, peitoral reto, ombros pequenos e metabolismo acelerado. Logo, têm a dificuldade de ganhar massa muscular.
Os ectomorfos devem seguir treinos mais intensos para hipertrofiar, justamente pela dificuldade de conseguir músculos. Além disso, pessoas assim possuem vantagem em treinos de resistência, como por exemplo, corridas de longa duração.
Dicas de treino aos ectomorfos:
# Os resultados são mais demorados
# Os treinos devem ser pesados
# Ter paciência e persistir é fundamental
# Abuse de treinos de adaptação nos primeiros meses
# Aumente os pesos de forma gradual para chegar aos exercícios avançados
# Faça o treino em até uma hora para evitar overtraining
# Realize uma dieta para ganho de massa muscular
MESOMORFO
Este biotipo possui a estrutura óssea grande, hipertrofia muscular, aparência esportiva, pouca gordura corporal, cintura estreita, ombros largos e peitorais largos.
A facilidade tanto para hipertrofia muscular quanto para metabolizar gordura é um dos conceitos deste tipo, tal que eles podem ingerir mais calorias que o necessário sem se preocupar tanto com ganho indesejado de gordura. Ainda, por essas pessoas possuírem características como resistência e potência muscular, os esportes indicados são: vôlei, basquete, tênis, futebol de salão e lutas.
Dicas de treino aos mesomorfos:
# Planeje um treinamento específico
# Faça uma dieta adequada
# Utilize técnicas como: drop-set, rest-pause, bi-set…
# Abuse de exercícios compostos
ENDOMORFO
Os endomorfos possuem facilidade para engordar, ou seja, são naturalmente pesados, com ombros largos, caixa torácica e cintura larga. Desta maneira, possuem dificuldade para conseguir definição, maior acúmulo de gordura corporal, metabolismo lento e dificuldade para controlar a ingestão de calorias.
Então, um endomorfo pode ganhar massa muscular e hipertrofiar mais rápido, assim como também pode ter dificuldade. Por isso, o ideal é fazer treinos de baixa intensidade e volume, aumentando gradativamente a intensidade. Com relação à alimentação deve controlar e não exagerar, pois ganha gordura corporal rapidamente e tem dificuldade de perdê-la.
Dicas de treino aos mesomorfos:
# Apostar em exercícios aeróbicos
# Faça uma dieta específica, com redução de carboidratos
# Realize treinos com baixa intensidade
Para completar este conteúdo sobre os biotipos, confira no vídeo abaixo o Atleta e Personal Fernando Sardinha explicando as características e particularidades cada um.
Referência
BÖHME, Maria Tereza Silveira; Componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79.
Salvar
Salvar
apareceu primeiro em Dicas de Treino
?>from R7 - Dietas http://bit.ly/2LW59KQ
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCOLHA A ABA FACEBOOK E COMENTE!!